segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eu também morri um pouco ontem

Eu sei, eu sei... Todo mundo está falando sobre isso. Todo mundo já falou sobre isso. Mas o que me leva a escrever hoje é que eu não consigo parar de pensar em tudo o que aconteceu ontem, naquela tragédia sem fim em Santa Maria. Dizem que os gaúchos são muito arraigados e bairristas. Pode ser por isso sim. Essa raiz é muito forte, tanto pelo orgulho de ser gaúcha, como pela comoção pela tristeza que está assolando aquelas terras.

Mais do que isso, acho que eu (assim como todos que já foram universitários) olhei pra tudo o que aconteceu com olhos de "poderia ter sido comigo". Assim como minha mãe e meu pai  devem ter olhado com olhos de "poderia ter sido com minha filha". E é esta triste empatia que nos deixa ainda mais perplexos e paralisados. Quantas festas dessas eu não frequentei durante meus anos de faculdade? É muito triste, muito chocante e devastador. Ainda mais quando acontece com gente jovem, com tudo pela frente. É tanta injustiça. É tanta dor. Eles não estavam fazendo nada de errado ou de extraordinário. Estavam se divertindo e bebendo, como qualquer um de nós, nessa época que geralmente é marcada pelas amizades, pelas farras, pelas festas.

Eu me sinto muito tocada com todos estes fatos. Sequer consigo imaginar a dor destas famílias que perderam às vezes não um, mas dois filhos, primos, namorados. Perderam aqueles nas quais mais apostavam. O futuro.

Eu costumo acreditar que ninguém morre antes da hora, nem dura mais do que aquilo que deve durar. Mas em tragédias como estas eu me pergunto: será que era mesmo a hora de tanta gente, assim, ao mesmo tempo?

Eu sei também que estas tragédias servem pra todos nós, que continuamos neste mundo, colocarmos nossas vidas em perspectiva. E ver que tudo aquilo (ou boa parte) do que nos consome simplesmente não vale a pena. E ver o quão abençoados somos por acordarmos para mais um dia. Não acho que devemos viver num assombro de que este pode ser o último dia (apesar de que, ao menos uma vez, e, uma única vez, isso será verdade). Só acho que temos que fazer valer a pena a nossa passagem pela terra. Nem que seja ao menos para honrar a vida destes que se foram cedo demais e não tiveram a chance de escrever seu próprio destino.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...